IVAR: Novo índice para reajuste das locações de imóveis residenciais

Na última segunda-feira (11/01), a Fundação Getúlio Vargas lançou um novo índice para ser aplicado no reajuste das locações de imóveis residenciais: o Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR). Como uma resposta à disparada do IGP-M durante a pandemia, o IVAR propõe medir a evolução mensal dos valores dos aluguéis residenciais com base em dados de contratos de locação assinados em quatro capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre. 

Inegavelmente, o desenvolvimento do IVAR vem em boa hora, na medida em que o IGP-M, um dos índices mais utilizados para o reajuste das locações, não reflete especificamente os indicadores do mercado imobiliário, além de ser consideravelmente afetado pela alta do dólar, um dos fatores que pressiona a inflação medida pelo IGP-M e, por consequência, faz o índice subir. 

É importante ressaltar, entretanto, que a efetiva aplicação do IVAR dependerá da adesão dos agentes econômicos e também da eleição deste índice, de comum acordo, entre os contratantes.

Direito Imobiliário | LSA
Raphael M. Prado
Nathalia Marques

Saiba mais em IVAR FGV.

Compartilhar:

por Raphael Marcello

Raphael Marcello Prado tem atuação em negócios imobiliários em geral, com sólida experiência em negociação de imóveis prontos e terrenos, implantação de incorporações imobiliárias, renegociação de dívidas do setor e operações estruturadas envolvendo imóveis urbanos e rurais. Possui vasta experiência na legalização de empreendimentos, contratos de financiamentos com garantias imobiliárias, regularização fundiárias, arrendamento de imóveis rurais, operações de built-to-suit e locações.

Todos os direitos reservados