Planejamento Patrimonial em Tempos de Covid-19

Vivemos momentos difíceis.  Diante de tantas incertezas que a realidade atual nos impõe, uma certeza parece saltar aos olhos:  estamos no despertar de uma crise econômica sem precedentes, causada pela pandemia que paralisou simultaneamente grande parte da atividade econômica do Mundo.

E é no momento de crise que a falta de planejamento atinge ao empresário sem piedade.  Isso ocorre nas empresas, mas pode ocorrer também na esfera de seu patrimônio pessoal.

Há muito, Platão já dizia: não espere por uma crise para descobrir o que é importante em sua vida. Mas sabemos que o planejamento patrimonial é corriqueiramente relegado a segundo plano, mesmo por aqueles que reconhecem a sua importância, por não ser relevante o suficiente para se tornar prioridade em períodos de calmaria.  Na tranquilidade, o empresário foca, até com certa razão, em gerar patrimônio, sem necessariamente se preocupar em protege-lo.

Mas, em um cenário de grave crise econômica e em um ambiente de negócios hostil como o brasileiro, onde prevalecem exageros nas tentativas, em diferentes esferas, de se banalizar a proteção patrimonial das pessoas jurídicas e se avançar sobre o patrimônio pessoal do empresário, a falta de planejamento patrimonial pode ser um erro fatal, que expõe o patrimônio familiar a riscos desnecessários.

E, frise-se bem, planejar não é esquivar-se de obrigações.  Planejamentos devem ser desenvolvidos sempre dentro da mais estrita legalidade e sem que resulte em qualquer tipo de fraude, seja a credores, seja a execuções existentes.  Planejar não é fraudar, mas sim organizar, de forma coerente, os diferentes tipos de risco que cada parcela do patrimônio familiar deve correr ao longo do desenvolvimento de suas atividades empresariais.

Como já vimos no passado, é bem possível que essa crise traga à luz, para muitos empresários, a importância do planejamento patrimonial como forma de proteção da riqueza familiar acumulada.  Se crises geram oportunidades, esse pode ser o momento em que empresários deem o devido valor ao planejamento do seu patrimônio familiar.

Para quem se interessar mais pelo assunto, desenvolvemos um guia sobre planejamento patrimonial, que posse ser acessado aqui.

Compartilhar:

por Leoni Siqueira Advogados

Escritório boutique altamente especializado em suas áreas de atuação.

Todos os direitos reservados